Descubra um futuro cheio de possibilidades em nossa Obra Social! Oferecemos uma ampla gama de cursos de capacitação profissional e oficinas socioeducativas desenvolvidas para transformar vidas e abrir portas no mercado de trabalho. Se você busca uma nova carreira, deseja aprimorar suas habilidades ou quer que seus filhos participem de atividades enriquecedoras que fomentam a cidadania e o desenvolvimento integral, você está no lugar certo. Clique abaixo e confira a lista completa de cursos disponíveis, os requisitos e como fazer sua inscrição. Seu próximo passo começa aqui!
Acompanhe as últimas notícias e mergulhe no dia a dia das nossas obras sociais. Nesta seção, você encontrará histórias inspiradoras que mostram o impacto real da sua e da nossa missão, desde projetos socioeducativos com registros de atividades até eventos comunitários. Descubra como o carisma salesiano está transformando vidas de crianças, jovens, adultos, idosos e famílias. Ao ler nossas notícias, você vê para onde seu apoio está nos levando e se conecta diretamente com a esperança que estamos construindo juntos.
Propiciar o desenvolvimento da autonomia, o protagonismo social e a formação cidadã das famílias atendidas nos serviços executados pela organização.
Possibilitar que a família exerça o seu protagonismo, resgatando sua história, tornando-a agente de transformação social.
- Famílias participando do processo educativo dos adolescentes, jovens, adultos e idosos;
- Famílias com vínculos mais fortalecidos;
- Famílias encaminhadas para Programas de Transferência de Renda e rede socioassistencial.
- Reuniões diversas para planejamento, formação e avaliação;
- Acompanhamento psicossocial, visitas domiciliares e entrega de cestas básicas, quando disponíveis;
- Reuniões e encaminhamentos visando à garantia de direitos, depois de acolhida e escuta qualificada.
Famílias dos usuários atendidos pelos diversos Serviços e Programas executados pela organização, bem como comunidade local.
O programa Gestão de Talentos prevê a realização de atividades regulares, contínuas, organizadas anualmente, com periodicidade definida de acordo com o planejamento prévio e calendário institucional. As ações do Programa estão organizadas da seguinte maneira: a) Encaminhamento para o Mercado de Trabalho; b) Aprendizagem; c) Voluntariado; d) Campo de Estágio.
Contribuir com a formação e inserção profissional e cidadã dos usuários dos diversos Serviços, Programas e Projetos executados pela presença salesiana, bem como dos membros da comunidade local.
- Jovens e adultos inseridos no mercado de trabalho;
- Jovens e adultos capacitados para iniciativas empreendedoras;
- Jovens e adultos com aptidões e consciência para o exercício da cidadania por meio da prática de voluntariado;
- Jovens e adultos qualificados profissionalmente e acolhidos para a prática de estágio.
- Reuniões diversas para planejamento, formação e avaliação;
- Acolhida, orientação, encaminhamento e acompanhamento de cidadãos usuários e pessoas da comunidade no mercado de trabalho;
- Celebração de parcerias com empresas privadas e empregadoras;
- Renovação de parcerias com instituições de ensino para a oferta de campo de estágio e acompanhamento dos estagiários;
- Cadastro de novos voluntários e acompanhamento de todos em seus ambientes de trabalho voluntário.
Jovens e adultos, a partir de 15 anos.
O programa institucional intitulado GESTÃO DE TALENTOS, abarca em suas atividades o PROGRAMA DE APRENDIZAGEM, de acordo com o que regulamenta o Decreto n.º 5.598, de 1º de dezembro de 2005.
O PROGRAMA DE APRENDIZAGEM, também é regido pelo Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) – Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 – e pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), à luz da promoção da integração ao mundo do trabalho.
A aprendizagem no Brasil, regulada pela CLT, passou por um processo de modernização com a promulgação da Lei nº 10.097/2000 e ampliada pelo Decreto Federal nº 5.598/2005, surgiu para auxiliar a inserção dos jovens no mercado de trabalho, possibilitando a primeira experiência trabalhista.
Contribuir com a formação profissional e cidadã dos usuários dos diversos Serviços, Programas e Projetos executados pela presença salesiana, bem como dos membros da comunidade local.
- Jovens inseridos no mercado de trabalho;
- Jovens com acesso a direitos, com promoção da sua autonomia e com melhoria de sua qualidade de vida.
- Reuniões diversas para planejamento, formação e avaliação;
- Acompanhamento social;
- Contato com as empresas, acompanhamento do processo seletivo dos aprendizes, elaboração de documentos pertinentes;
- Realização de atividades previstas nos planos específicos de cada curso;
- Acompanhamento do desenvolvimento dos aprendizes nas empresas.
O programa de aprendizagem visa atender jovens adolescentes na faixa etária de 15 a 24 anos, de ambos os gêneros, em situação de vulnerabilidade social e/ou pessoal, regularmente matriculados na rede regular de ensino (fundamental ou médio), ou concluinte do ensino médio, na abrangência territorial e nas proximidades da Instituição Qualificadora e Certificadora.
Propiciar o desenvolvimento da autonomia e do protagonismo por meio do acesso a atividades socioculturais e de lazer.
Proporcionar aos usuários o desenvolvimento sociocultural, favorecendo a inclusão na sociedade.
- Crianças, adolescentes, jovens e adultos com acesso e respeito às diversas linguagens artísticas e culturais;
- Crianças, adolescentes, jovens e adultos com conhecimento sobre seus direitos e deveres;
- Crianças, adolescentes, jovens e adultos com relações mais fortalecidas, com resgate da cidadania, autoestima, senso crítico e participação na vida pública;
- Famílias participando do processo socioeducativo e cultural das crianças, adolescentes e jovens.
- Reuniões diversas para planejamento, formação e avaliação;
- Desenvolvimento das atividades do Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Dom Bosco (elaboração do projeto e apresentação do enredo, preparo das fantasias, alegorias e carros alegóricos; finalização dos preparativos e desfile no carnaval);
- Realização de ensaios, curso de bateria mirim e outros afins;
- Continuidade nas atividades artísticas e esportivas nos finais de semana e férias.
Crianças, adolescentes, jovens e adultos, em situação de vulnerabilidade e risco social, com fragilidade de vínculos afetivos, relacionais e de pertencimento social.
Propiciar o desenvolvimento da autonomia, do protagonismo social e da formação cidadã.
Preparar e favorecer a todos que frequentam esses espaços, a formação e a responsabilidade diante do mundo tecnológico.
- Adolescentes, jovens e adultos com convívio e vínculos mais fortalecidos;
- Adolescentes, jovens e adultos qualificados profissionalmente de acordo com a demanda do mercado de trabalho;
- Adolescentes, jovens e adultos com aptidões para vida produtiva e social desenvolvidas;
- Adolescentes, jovens e adultos incluídos digitalmente e/ou com seu repertório tecnológico ampliado.
- Reuniões diversas para planejamento, formação e avaliação;
- Inclusão digital e prestação de serviços à comunidade, por meio de dois Telecentros;
- Desenvolvimento de curso de sistemas administrativos ERP, de forma remota, por meio da parceria com o Instituto de Oportunidade Social (IOS);
- Capacitação em softwares diversos, incluindo a Inteligëncia Artificial, por meio de parcerias como: Microsoft e United Way Brasil.
Adolescentes, jovens e adultos, em situação de vulnerabilidade e risco social, com fragilidade de vínculos afetivos, relacionais e de pertencimento social.
O Programa de Capacitação Continuada prevê a realização de atividades regulares e contínuas; organizadas anualmente, com periodicidade definida de acordo com o planejamento prévio e calendário institucional. A Capacitação Continuada contempla os colaboradores na perspectiva de desenvolvimento, educação formal, capacitação, aperfeiçoamento, treinamento, qualificação, desempenho entre outros.
Contribuir com a capacitação, desenvolvimento profissional e continuado dos colaboradores e comunidade educativa e/ou local.
- Equipe gestora e técnica com pós-graduação e/ou especialização no segmento de atuação, terceiro setor ou áreas afins;
- Colaboradores da área docente e administrativa com formação em nível superior completa ou em curso;
- Colaboradores de nível operacional com formação ensino médio completo;
- Colaboradores motivados, capacitados e preparados para o desenvolvimento das atividades;
- Melhoria na qualidade do trabalho desenvolvido e da qualidade de vida dos trabalhadores;
- Jovens formados no ensino superior;
- Melhoria da qualidade de vida dos jovens contemplados e da comunidade regional;
- Oportunidade de formação e partilha de conhecimento com a comunidade local e profissionais da educação / assistência social.
- Reuniões diversas para planejamento, formação e avaliação;
- Encontros Formativos sobre temas variados e direcionados à assistência e educação social;
- Incentivo à capacitação permanente de forma presencial ou on line;
- Realização bianual do Congresso de Educação e Feira Educativa de Inovação e Tecnologia (FEITEC na Zona Leste), em alternância.
- Manutenção das parcerias com: a Stiftung Kinder Schirm e Deutsche Provinz der Salesianer Don Bosco, da Alemanha, para o custeio do ensino superior de jovens que foram atendidos em nossos serviços de proteção especial, especialmente do SAICA; instituições e universidades diversas para a concessão de descontos, bolsas de estudos parciais ou integrais aos colaboradores, familiares e jovens atendidos.
Jovens atendidos e colaboradores (CLT, estagiários e voluntários) que integram a organização; bem como, comunidade, educadores e profissionais participantes do Congresso de Educação Social.
Desenvolvimento de atividades socioeducativas que oportunizem o conhecimento do corpo, dos cuidados com a saúde e os caminhos necessários para acesso à rede.
Promover qualidade de vida por meio de cuidados com a saúde e oportunizar o acesso de educandos e suas famílias aos serviços básicos da saúde, em articulação com a rede.
- Adolescentes orientados e atendidos em suas necessidades;
- Crianças, adolescentes, jovens, adultos encaminhados para diversos serviços de saúde.
- Reuniões para orientação e capacitação da equipe de colaboradores;
- Encaminhamento para tratamento de dependência química;
- Capacitação e atendimento em primeiros socorros;
- Atenção à Saúde Mental, com palestras e encaminhamentos;
- Casa do Adolescente.
Adolescentes, jovens e adultos, em situação de vulnerabilidade e risco social, com fragilidade de vínculos afetivos, relacionais e de pertencimento social.
Este programa, por meio de formações, reuniões e atividades direcionadas, promove o (a):
- Realização de um trabalho socioeducativo de educação ambiental;
- Investimento na interação indivíduo – meio ambiente, tornando-a mais saudável, responsável e crítica;
- Preservação do meio ambiente, favorecendo a reflexão das pessoas acerca da cidadania e da corresponsabilidade;
- Promoção de passeios que propiciem o contato com a natureza, gerando uma interação prazerosa e consciente;
- Construção de um ambiente enriquecedor que dê segurança e alegria às pessoas, ao qual elas se sintam conectadas;
- Disponibilização de espaços de convívio e convivência sadia;
- Desenvolvimento da autonomia, do protagonismo social e da formação cidadã.
Conscientizar toda a comunidade socioeducativa (usuários, famílias, colaboradores e parceiros) sobre a necessidade de preservação do meio ambiente, desenvolvendo a consciência de preservação ambiental, despertando o pleno exercício da cidadania e oportunizando o convívio com a natureza, estando em plena sintonia com as recentes campanhas da fraternidade que tratam da defesa dos biomas e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
- Crianças, adolescentes, jovens e adultos com convívio e vínculos mais fortalecidos;
- Crianças, adolescentes, jovens e adultos com acesso e conhecimento sobre seus direitos e deveres;
- Famílias participando do processo educativo das crianças, adolescentes e jovens;
- Consciência socioambiental desenvolvida;
- Contribuição com a melhoria das condições climáticas e ambientais.
- Formação socioambiental para toda comunidade educativa;
- Manutenção dos espaços disponíveis;
- Encontros formativos e de lazer;
- Reciclagem e redução da utilização de descartáveis;
- Manutenção e ampliação de cursos de energia renovável (Fotovoltaico, Hidrogênio Verde e outros), iniciados com parceria internacional (GIZ - Alemanha) e estadual (CDHU), posteriormente continuado em parceria com SMADS.
Adolescentes, jovens e adultos, em situação de vulnerabilidade e risco social, com fragilidade de vínculos afetivos, relacionais e de pertencimento social.
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, na Modalidade CEDESP, é um espaço de referência para o desenvolvimento de ações socioeducativas para jovens e adultos. Visa ofertar proteção social para usuários em situação de vulnerabilidade e risco social por meio do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, assegurando espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social, oportunizando o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo. Nossa meta a ser atingida, baseada no Sistema preventivo e nos Direitos Humanos, tem como expectativa desenvolver um ser humano atuante, democrático, livre, crítico, autônomo, orientado e incentivado a reconhecer-se como cidadão de direitos.
Propiciar o desenvolvimento da autonomia, do protagonismo social e da formação cidadã e contribuir para o reconhecimento do trabalho e da formação profissional como direito de cidadania.
- Adolescentes, jovens e adultos com direito ao acesso ao serviço, benefícios socioassistenciais e programas de transferência de renda;
- Adolescentes inseridos na rede formal de ensino;
- Adolescentes, jovens e adultos com convívio e vínculos mais fortalecidos;
- Adolescentes, jovens e adultos qualificados profissionalmente de acordo com a demanda do mercado de trabalho;
- Adolescentes, jovens e adultos com aptidões para vida produtiva e social desenvolvidas;
- Adolescentes, jovens e adultos com acesso e conhecimento sobre seus direitos e deveres;
- Adolescentes, jovens e adultos com relações mais fortalecidas com resgate da cidadania, autoestima, senso crítico e participação na vida pública;
- Famílias participando do processo educativo dos adolescentes, jovens e adultos;
- Adolescentes, jovens e adultos inseridos no mercado de trabalho formal ou desenvolvendo atividade empreendedora após a conclusão das atividades;
- Adolescentes, jovens e adultos com acesso a padrões nutricionais adequados e adaptados a necessidades específicas.
- Reuniões diversas para planejamento, formação e avaliação;
- Acompanhamento psicopedagógico e social;
- Desenvolvimento dos módulos 1 (Convívio), 2 (Mundo do Trabalho) e 3 (Formação Inicial e Continuada);
- Atendimento de demanda externa, manutenções preventivas, capacitações e eventos diversos;
- Manutenção nos equipamentos e estrutura física do imóvel ocupado.
Adolescentes, jovens e adultos, de 15 a 59 anos e onze meses, em situação de vulnerabilidade e risco social, em cumprimento de medidas socioeducativas, com fragilidade de vínculos afetivos, relacionais e de pertencimento social, vítimas de violência doméstica, exploração e abuso sexual e pessoas com deficiência, desde que em condições mínimas de participação nas atividades do curso escolhido.
O Circo Social caracteriza-se como um serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, incrementado com atividades da arte circense. Desenvolve atendimento socioeducativo, no contra turno escolar, para crianças e adolescentes, em regime intermitente ou contínuo, a partir de interesses e potencialidades das diferentes faixas etárias. O trabalho é pautado em ações socioeducativas que contribuem para prevenção de vivências de isolamento e situações de risco social, favorecendo experiências no desenvolvimento de sociabilidades e de fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários. Nossa meta a ser atingida, baseada no Sistema preventivo e nos Direitos Humanos, tem como expectativa desenvolver um ser humano atuante, democrático, livre, crítico, autônomo, orientado e incentivado a reconhecer-se como cidadão de direitos.
Oferecer proteção social à criança e adolescente, em situação de vulnerabilidade e risco, por meio do desenvolvimento de suas potencialidades, bem como favorecer aquisições para a conquista da autonomia, do protagonismo e da cidadania, mediante o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.
- Crianças e adolescentes com acesso às políticas públicas, especialmente à assistência social, educação, saúde e cultura;
- Crianças e adolescentes inseridos nos Programas de Transferência de Renda (PTR) caso atendam o perfil;
- Crianças e adolescentes com vínculos sociais, comunitários e familiares mais fortalecidos;
- Crianças e adolescentes com vivência que favoreçam a ampliação do universo cultural de acordo com suas habilidades e talentos, no próprio serviço ou a rede socioassistencial;
- Crianças e adolescentes exercendo a cidadania e protagonismo juvenil;
- Famílias com possibilidades ampliadas quanto à capacidade protetiva de seus membros e de superação de dificuldades;
- Crianças e adolescentes com acesso a experiências no processo de formação e intercâmbios com grupos de outras localidades;
- Adolescentes, jovens e adultos com acesso a padrões nutricionais adequados e adaptados a necessidades específicas.
- Reuniões diversas para formação, planejamento e avaliação;
- Acompanhamento psicopedagógico e social;
- Desenvolvimento de oficinas e atividades socioeducativas artísticas, culturais e esportivas (Artes Circenses, Arte e Lazer, Atletismo, Capoeira, Cidadania, Dança, Futebol, Futsal, Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Iniciação Esportiva, Música, Taekwondo e Teatro);
- Participação dos usuários em passeios, apresentações artísticas e competições esportivas;
- Realização de um espetáculo anual, envolvendo todas as oficinas;
- Encontros e eventos com usuários e famílias;
- Manutenção nos equipamentos e estrutura física do imóvel ocupado.
Crianças e adolescentes de 06 a 17 anos e 11 meses, sendo pessoas em situação de vulnerabilidade e risco pessoal e social, identificadas em situação de trabalho, com fragilidade de vínculos afetivos, relacionais e de pertencimento social, vítimas de violência doméstica, exploração e abuso sexual e pessoas com deficiências.
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos na Modalidade CCA atende crianças e adolescentes, oferecendo atividades socioeducativas, no horário de contraturno escolar, propiciando o desenvolvimento de interesses e potencialidades. O trabalho é pautado em ações socioeducativas que contribuem para prevenção de vivências de isolamento e situações de risco social, favorecendo experiências no desenvolvimento de sociabilidades e de fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários. Nossa meta a ser atingida, baseada no Sistema preventivo e nos Direitos Humanos, tem como expectativa desenvolver um ser humano atuante, democrático, livre, crítico, autônomo, orientado e incentivado a reconhecer-se como cidadão de direitos.
Oferecer proteção social à criança e adolescente, em situação de vulnerabilidade e risco, por meio do desenvolvimento de suas potencialidades, bem como favorecer aquisições para a conquista da autonomia, do protagonismo e da cidadania, mediante o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.
- Crianças e adolescentes com acesso às políticas públicas, especialmente à assistência social, educação, saúde e cultura;
- Crianças e adolescentes inseridos nos Programas de Transferência de Renda (PTR), caso atendam o perfil;
- Crianças e adolescentes com vínculos sociais, comunitários e familiares mais fortalecidos;
- Crianças e adolescentes com vivência que favoreçam a ampliação do universo cultural de acordo com suas habilidades e talentos, no próprio serviço ou na rede socioassistencial;
- Crianças e adolescentes exercendo a cidadania e protagonismo juvenil;
- Famílias com possibilidades ampliadas quanto à capacidade protetiva de seus membros e de superação de dificuldades;
- Crianças e adolescentes com acesso a experiências no processo de formação e intercâmbios com grupos de outras localidade;
- Crianças e adolescentes com acesso a padrões nutricionais adequados e adaptados a necessidades específicas.
- Reuniões diversas para planejamento, formação e avaliação;
- Acompanhamento psicopedagógico e social de usuários e famílias;
- Articulação com a rede intersetorial;
- Desenvolvimento de oficinas (Arte e Lazer, Dança, Percussão, Convívio e Cidadania);
- Participação em passeios, eventos internos e externos;
- Realização de atividades e formações com as famílias;
- Manutenção nos equipamentos e estrutura física do imóvel ocupado.
- Centro para Crianças de 6 a 11 anos e 11 meses;
- Centro para Adolescentes de 12 a 14 anos e 11 meses.
Sendo crianças e adolescentes, em situação de vulnerabilidade e risco pessoal e social, crianças e adolescentes identificados em situação de trabalho, com fragilidade de vínculos afetivos, relacionais e de pertencimento social, vítimas de violência doméstica, exploração e abuso sexual e pessoas com deficiências.
A Associação Beneficente Bom Pastor administra três Centros de Educação Infantil em Itaquera – dois no Distrito de José Bonifácio e um no Distrito de Itaquera, no bairro de Itaquera, periferia da Zona Leste da Cidade de São Paulo, conveniados com a Secretaria Municipal de Educação: CEI Bom Pastor 1 – “Nogueira Sudeste”, CEI Bom Pastor 2 – “José Bonifácio” e CEI Bom Pastor 3 – “Itaquera I”.
A Educação Infantil tem como objetivo geral a promoção do desenvolvimento integral da criança de 0 a 3 anos, no despertar de suas capacidades cognitivas, físicas, emocionais, estéticas, éticas para favorecer e qualificar sua inserção social. Nossa meta a ser atingida, baseada no Sistema preventivo e nos Direitos Humanos, tem como expectativa desenvolver um ser humano atuante, democrático, livre, crítico, autônomo, orientado e incentivado a reconhecer-se como cidadão de direitos.
Em 1996, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação definiu a Educação Infantil (creches e pré-escolas) como a primeira etapa da Educação Básica. Esta definição representou um avanço importante no sentido de explicitar o dever do Estado com a educação das crianças e garantir o direito da população de até quatro anos de idade às políticas educacionais de qualidade.
O currículo da Educação Infantil é concebido como um conjunto de práticas que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, científico e tecnológico. Tais práticas são efetivadas por meio de relações sociais que as crianças desde bem pequenas estabelecem com os professores e as outras crianças e afetam a construção de suas identidades.
Contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis, promovendo a socialização da criança por meio da construção de sua identidade e autonomia com base no Sistema Preventivo de Dom Bosco.
De fevereiro a dezembro, de segunda a sexta-feira, das 7h00 às 17h00.
- Promoção do desenvolvimento infantil em seus aspectos físico, afetivo, cognitivo e moral, contribuindo para a construção do conhecimento sobre si e o mundo;
- Desenvolvimento de atividades de educação, proteção, alimentação, saúde e lazer;
- Inserção da criança no Programa por meio de Banco de Dados da SME, solicitação do Poder Judiciário ou da Família;
- Estabelecer relação de amizade e afetividade entre crianças – família – educadores;
- Articulação do Projeto Político Pedagógico;
- Realização de Passeios, Mostras Culturais e Projetos diversos.
- Participação das famílias no trabalho educativo, por meio de reuniões, participação em eventos e festas;
- Capacitação continuada dos educadores;
- Articulação com diversos parceiros para manutenção e desenvolvimento do trabalho.
● Atividades pedagógicas e formações;
● Reuniões diversas para planejamento e avaliação;
● Mensuração dos Indicadores de Qualidade com as famílias;
● Acompanhamento e apoio às famílias;
● Participação na Jornada Pedagógica SME;
● Participação em Seminários, Congressos e Eventos afins;
● Manutenção nos equipamentos e estrutura física do imóvel ocupado.
Crianças de 0 a 3 anos e onze meses de idade, de ambos os sexos.
O Núcleo de Convivência para Idosos caracteriza-se como espaço de convivência e fortalecimento de vínculos, para pessoas acima de 60 anos.
Contribuir para o processo de envelhecimento saudável, desenvolvendo a autonomia, a sociabilidade, o fortalecimento de vínculos, sociais e familiares, prevenindo situações de vulnerabilidades e risco social.
- Idosos inseridos e participando de atividades que promovam a autonomia, cidadania, construção de novos projetos de vida, com intercâmbio de experiências e conhecimentos;
- Idosos participando efetivamente de atividades de promoção da saúde, lazer, cultura e educação que favoreçam o envelhecimento saudável;
- Idosos com vínculos sociais, familiares e comunitários mais fortalecidos;
- Idosos com acesso a padrões nutricionais adequados e adaptados a necessidades específicas.
- Reuniões diversas para planejamento, formação e avaliação;
- Acompanhamento psicossocial, escuta qualificada e visitas domiciliares;
- Desenvolvimento de oficinas socioeducativas, esportivas, artísticas e de inclusão digital;
- Participação nos fóruns do idoso, eventos e passeios;
- Manutenção nos equipamentos e estrutura física do imóvel ocupado.
Idosos, com idade superior a sessenta anos, em situação de vulnerabilidade social.
Atendimento, de forma articulada com as políticas públicas, de adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa de liberdade assistida e prestação de serviço à comunidade, tendo em vista a construção do projeto de vida, em consonância com os preceitos estabelecidos nas leis normativas, a Constituição Federal/88, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo – SINASE, bem como o Projeto Político Pedagógico Institucional.
Oferecer acompanhamento social ao adolescente durante o cumprimento da medida socioeducativa de Liberdade Assistida e/ou de Prestação de serviços à Comunidade.
- Adolescentes com acesso às políticas públicas, especialmente à assistência social, educação, saúde e cultura;
- Adolescentes inseridos nos Programas de Transferência de Renda (PTR) caso atendam o perfil;
- Adolescentes com condições para iniciarem a construção de projeto de vida que vise à ruptura com a prática do ato infracional;
- Adolescentes e jovens estabelecendo metas sobre o trabalho a ser desenvolvido para o cumprimento da medida socioeducativa de acordo com o termo judicial;
- Adolescentes e jovens com vínculos sociais, comunitários e familiares mais fortalecidos;
- Adolescentes e jovens com vivência que favoreçam a ampliação do universo cultural de acordo com suas habilidades e talentos, no próprio serviço ou a rede socioassistencial;
- Adolescentes e jovens exercendo a cidadania e protagonismo juvenil;
- Adolescentes e jovens com iniciação e/ou habilitação profissional.
- Reuniões diversas para planejamento, formação e avaliação;
- Acompanhamento psicopedagógico e social de usuários e famílias;
- Articulação com a rede socioassistencial e intersetorial;
- Realização de formações e oficinas;
- Formação continuada da equipe técnica;
- Reuniões mensais com as famílias;
- Encaminhamentos para escolarização e profissionalização;
- Manutenção nos equipamentos e estrutura física do imóvel ocupado.
Adolescentes de 12 a 18 anos incompletos, em cumprimento de medida socioeducativa de Liberdade assistida e/ou de Prestação de Serviços à Comunidade.
Excepcionalmente, jovens de 18 a 21 anos em cumprimento de medida socioeducativa de Liberdade Assistida e/ou Prestação de Serviços à Comunidade, aplicada pela Justiça da Infância e da Juventude ou, na ausência desta, pelas Varas Especiais da Infância e Juventude e/ ou Departamento de Execuções da Infância e Juventude – DEIJ.
Oferta de acolhimento provisório e excepcional para crianças e adolescentes de ambos os sexos, inclusive crianças e adolescentes com deficiência, em situação de medida de proteção e em situação de risco pessoal, social e de abandono, cujas famílias ou responsáveis encontrem-se temporariamente impossibilitados de cumprir sua função de cuidado e proteção. O ambiente acolhedor está inserido na comunidade e tem aspecto semelhante ao de uma residência, sem distanciar-se excessivamente, do ponto de vista geográfico e socioeconômico, da comunidade de origem das crianças e adolescentes acolhidos. O atendimento prestado é personalizado, em pequenos grupos e favorece o convívio familiar e comunitário, bem como a utilização dos equipamentos e serviços disponíveis na comunidade local.
Acolher e garantir proteção integral à criança e adolescente em situação de risco pessoal e social e de abandono.
- Crianças e adolescentes acolhidos em suas demandas, interesses, necessidades e possibilidades;
- Crianças e adolescentes com acesso a ambiente acolhedor e espaços reservados a manutenção da privacidade do usuário;
- Crianças e adolescentes tendo seus danos por vivências de violência e abusos reparados e/ou minimizados;
- Crianças e adolescentes com suas identidades, integridades e histórias de vidas preservadas;
- Crianças e adolescentes com possibilidades de vivenciar experiências que contribuam para o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários;
- Crianças e adolescentes com acesso a serviços, benefícios socioassistenciais e programas de transferência de renda, conforme necessidades, inserção e permanência na rede de ensino, bem como iniciação e habilitação profissional;
- Crianças e adolescentes recebendo ações pautadas pelo respeito a si próprio e aos outros, fundamentadas em princípios éticos de justiça e cidadania;
- Crianças e adolescentes com conhecimento sobre seus direitos e como acessá-los;
- Crianças e adolescentes com oportunidades de escolha, tomada de decisão e protagonismo;
- Crianças e adolescentes com acesso a experiências para relacionar-se e conviver em grupo, administrar conflitos por meio do diálogo, compartilhando outros modos de pensar e agir;
- Crianças e adolescentes com oportunidade de avaliar as atenções recebidas, expressar opiniões e reivindicações;
- Crianças e adolescentes com acesso a espaços com padrões de qualidade quanto a: higiene, acessibilidade, habitabilidade, salubridade, segurança e conforto;
- Crianças e adolescentes com acesso a alimentação em padrões nutricionais adequadas e adaptadas às necessidades específicas;
- Famílias com vínculos mais fortalecidos e possibilitando convivência sadia para seus pares.
- Reuniões diversas para planejamento, formação e avaliação;
- Inserção e acompanhamento das crianças e adolescentes na rede pública de ensino e serviços socioeducativos;
- Acompanhamento e encaminhamento para atendimento médico, odontológico e psicológico;
- Acompanhamento de adolescentes e jovens para cursos e empregos, bem como, desenvolvimento da autonomia;
- Acompanhamento psicopedagógico e social;
- Elaboração e manutenção do PIA;
- Realização de audiências concentradas e discussão de casos;
- Articulação com a rede e com as famílias biológicas e/ou afetivas;
- Realização de formações de modo remoto e presencial;
- Desenvolvimento de atividades formativas e lúdicas;
- Manutenção nos equipamentos e estrutura física dos imóveis ocupados.
Crianças e adolescentes, de 0 a 17 anos e 11 meses, em situação de risco pessoal e social, vítimas de abandono e tráfico, trabalho abusivo e maus tratos, encaminhados pelo poder judiciário.